segunda-feira, 20 de maio de 2013

A PROGRESSÃO CONTINUADA DEVE PERMANECER?

Muito se fala na loucura que é a chamada progressão continuada, no verdadeiro absurdo de ver crianças sendo "promovidas" sem saber ao menos ler! O que poucas pessoas sabem é a razão pela qual certos executivos públicos insistem nessa modalidade de ensino. Primeiramente é imperativo saber que existem métodos educacionais defendidos por excelentes teóricos como Paulo Freire e Emília Ferreiro que defendem a tese de que a criança deve "aprender descobrindo, no seu tempo, nas suas possibilidades e com as suas experiências" e que devemos deixá-las descobrir sozinhas a maneira correta de se fazer isso ou aquilo, por exemplo, crianças que escrevem a letra "b" com a "barriga" para a esquerda... Nesse modelo, não devemos insistir na correção, pois a criança descobrirá no seu tempo a forma correta de escrever e assim por diante. O que não devemos confundir com a necessidade de termos, como se fosse uma simples vitrine, índices de desenvolvimento humano baseados em números frios, que acabam por deturpar o modelo educacional. Um Estado, seja país, estado ou município, que tem baixos índices de reprovação, de repetência ( como chamávamos em minha época ) e onde as crianças ficam mais tempo na escola, teoricamente, tem maior desenvolvimento educacional, pois as crianças estudam mais e melhor, afinal, são promovidas em sua maioria, aliás, quase que em sua totalidade. Locais que têm um índice de desenvolvimento humano maior ( um número frio apenas, não acham? ) tem uma relação maior com educação X cultura X profissionalização X empregabilidade, isso quer dizer que tem maiores probabilidades de desenvolvimento a outros locais onde o índice é menor, concordam? Se o "estado" tem melhor "IDH" Índice de desenvolvimento humano, significa que suas tendências de desenvolvimento são maiores que outros e, portanto, reúne melhores condições de "dar retorno" a investimentos feitos em sua região... De mais a mais, se desenvolve-se melhor que os outros "estados", pode preitear recursos a taxas mais baixas em qualquer local do planeta, afinal, a tendência é de que seu desenvolvimento crie "garantias" que esse "empréstimo" seja pago com seu desenvolvimento, afinal, as crianças ficam mais tempo na escola, estudam melhor ( não são retidas )e consequentemente terão uma vida melhor, um emprego melhor... Mas não se engane! A progressão continuada é um câncer! As crianças não sabem ler, não sabem escrever... Não conhecem o hino de seu país, não sabem quando é o dia do Índio, o dia da Bandeira e o que ela representa para uma nação! Estamos criando analfabetos funcionais, que quando conseguem ler um texto não entendem o que foi lido. Que não escrevem, apenas copiam o que decoraram ou o que já está escrito! Assassinam nosso vernáculo! Causam tristeza em pais e professores. Esse modelo transforma professores em fantoches do regime político, matando os sonhos comuns a todos os professores: Criar verdadeiros cidadãos, e não mulas que são guiadas à vontade de seus donos, políticos corruptos ou, no mínimo, incompetentes, afinal, em 20 anos, quem será o Governador, Prefeito, Presidente... "Dane-se o povo! Quero saber do meu "IDH" hoje! Hoje eu sou "o cara", tenho excelentes índices! Lá na frente... O problema será de outro e ele que se vire!" Infelizmente, político no Brasil pensa assim mesmo! Por causa disso vemos tantos absurdos como essas placas e cartazes que até nos dá dor de cabeça! Mude isso! Faça alguma coisa! Exija que seu filho seja alfabetizado! Cobre das autoridades! Isso não pode continuar! Fábio Anjos