LUCIMARA SANTOS DE OLIVEIRA FURTADO COELHO
sábado, 12 de março de 2011
Particularidades, limites e possibilidades do Ensino á Distância
LUCIMARA SANTOS DE OLIVEIRA FURTADO COELHO
Uma possibilidade na educação profissional básica
Uma possibilidade na educação profissional básica
Texto na íntegra
quinta-feira, 10 de março de 2011
Novas Tendências para o Uso das Tecnologias da Informação na Educação

O papel relevante que as novas tecnologias da informação e da comunicação poderão desempenhar no sistema educacional depende de vários fatores. Além de uma infra-estrutura adequada de comunicação, de modelos sistêmicos bem planejados e projetos teoricamente bem formulados, o sucesso de qualquer empreendimento nesta área depende, fundamentalmente, de investimentos significativos que deverão ser feitos na formação de recursos humanos, de decisões políticas apropriadas e oportunas, amparadas por forte desejo e capacidade de realização.
Entretanto, para que possamos combinar esses elementos num modelo de planejamento sistêmico, adequado e exequível, é necessário uma melhor compreensão das diferentes realidades educacionais, da gravidade dos problemas que afetam a educação e suas relações de interdependência com os outros subsistemas, da compreenção dos novos cenários mundiais que estão sendo desenhados e redesenhados pelo processo de globalização. Nesses cenários estão incluídas as novas tendências que vêm afetando a economia, a política, o meio-ambiente, as maneiras de viver e conviver, as formas como as sociedades se organizam, levando-nos a perceber o quanto a área educacional está dissociada do mundo e da vida, o que vem exigindo significativas modificações nos processos de ensino-aprendizagem e nos papéis até então desenpenhados pelas escolas.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Artigo: Desafios e possibilidades da atuação docente on-line
É importante salientar que, da mesma maneira que não existe uma única forma ou abordagem educacional para desenvolver a educação presencial (convencional), não existe uma única forma ou abordagem para a EaD on-line. É inadequado comparar uma educação presencial de qualidade com uma EaD ineficaz ou vice-versa. O que importa é compreender as características, potencialidades e limitações de cada tecnologia que possa contribuir para os processos educacionais, presenciais ou a distância.
Artigo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s) no contexto da ead: limites e possibilidades
Autor: Rodiney Marcelo - Colunista Brasil Escola