sexta-feira, 28 de agosto de 2015

OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA BRASILEIRA EM 2015!

OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA INTERNACIONAL EM TEMPOS DE CRISE!

Um dos setores que vem sofrendo grande impacto em função da crise internacional é o setor de Logística. O comércio internacional sofre com a queda da demanda por parte da China em relação às commodities e o preço do petróleo no mercado internacional desestimula a própria Petrobrás a exportar seu principal produto, uma vez que se torna cada vez menos inviável extrair petróleo do pré sal a um custo próximo de US$ 50,00 e vendê-lo por US$ 37,00!
As desvalorizações cambiais empreendidas pela China esta semana vão de encontro às solicitações do FMI feitas no último dia 4. O Fundo Monetário Internacional (FMI) demonstrou intenção de antecipar a próxima reunião quinquenal para o ano que vem, quando já poderiam ter clara a condição que falta para o renminbi (moeda chinesa) ingressar a cesta de moedas SDR.
A condição de moeda livremente utilizável, uma das exigências do FMI (e talvez a mais importante) consiste, entre outras coisas, na utilização de um câmbio flutuante conforme determinações do mercado.
A China também atuou no sentido de reduzir sua taxa referencial de juros, após a queda livre da bolsa chinesa desta semana.
Com base nesse cenário nebuloso, é importantíssimo que se tenha uma padronização e eficiência no que diz respeito à logística internacional. A classe empresarial e o setor de logística no Brasil demonstram sempre uma preocupação muito grande com a integridade da cara (furtos e quebras) mas, à medida que as exigências internacionais forem aumentando, fatores como contaminação e desvios se tornam cada vez mais relevantes. 
Não é comum no Brasil um operador logístico investir no sentido de evitar que "outros produtos" viagem junto com sua mercadoria, o sistema de controle através de lacres vem se mostrando cada vez menos confiável e as grandes organizações criminosas se aproveitam das fragilidades para realizar o contrabando e tráfico de armas, pessoas e drogas.
A ISO, através da Normatização internacional da família 28000 criou uma série de padrões, todos eles baseados nas melhores práticas  internacionais para agregar valor e confiabilidade nos trâmites logísticos. 
O Brasil, por sua vez, através da Receita Federal, pretende difundir o Programa Brasileiro de OEA - Operador Econômico Autorizado, com o objetivo de aumentar a segurança e confiança na Cadeia de Suprimentos. O Programa consiste na certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras. O Programa é de adesão voluntária e objetiva, até 2019, atingir a meta de 50% (cinquenta por cento) das declarações de exportação e de importação registradas no por empresas certificadas OEA, conforme informações disponíveis no site da receita federal.
Se você pretende se destacar e estar preparado para os desafios das próximas décadas, não perca a oportunidade de obter sua certificação coo auditor ou implementador líder da ISO 28000. Consulte a Behaviour Brasil e faça já a sua inscrição!

Fábio Anjos
Master ISO - PECB