OS SEGREDOS DA
PROSPECÇÃO!
Sempre ouvimos dizer que vender é uma arte, mas... Será mesmo?
Num planeta com aproximadamente 6
bilhões de pessoas e num mundo já sem fronteiras (ou quase isso) em função da
internet e de todo avanço tecnológico, fica um pouco difícil imaginarmos que
exista algum produto sem comprador. Encontramos mercado para tudo, desde alimentos
e artigos de alto luxo até sucata de metal e também lixo orgânico e esterco
(usados como matéria prima de adubos).
O grande segredo de começar bem
um processo de vendas está justamente na prospecção. Prospectar exige um pouco
de investimento e muita estatística e pesquisa. Prospectar para vender não é uma arte, é uma ciência!
Vejam só alguns exemplos do que
podemos fazer para prospectar e encontrar nosso cliente, nosso público alvo.
Evidentemente que prospectar exige determinada técnica aplicada a cada tipo de
negócio, no entanto, vou usar alguns exemplos que podemos adotar de forma GERAL
para qualquer tipo de negócio:
- O processo de identificação de público
alvo deve acontecer muito antes da abertura da empresa. Um bom plano de negócios é determinante para
que saibamos exatamente para quem, quando e como vender.
- Direcione uma parte do capital de giro de sua empresa
para ações de propaganda, marketing e prospecção! Aqui pode estar a chave do sucesso de seu negócio!
- Analise exatamente qual o
posicionamento de seu produto frente à concorrência (também parte integrante de
um bom plano de negócios), qual seu
nível de preço, qualidade, atendimento, pós venda etc... Se vender mais caro
determinado produto fosse sinal de fracasso, marcas como Prada, Rolex, Ferrari e outras tantas voltadas
ao público das classes AA e AAA grife teriam falido ou sequer existiriam...
Lembre-se: Qualidade, bom atendimento, garantia e conforto têm preço e,
evidentemente, público cativo! Jamais
meça o bolso do seu potencial cliente pelo tamanho do seu bolso!
- Ações de propaganda e marketing
devem ser realizadas em locais de circulação de seu público: Não tente fazer
propagando de produtos de alto luxo em jornais de grande circulação em
transporte público... Seu cliente não estará lá... Pode até ver seu anúncio em
algum momento, como no caso de algum funcionário esquecer inadvertidamente o
jornal ABERTO exatamente na página do anúncio sobre a mesa do patrão... Seu
cliente não estará lá, esse anúncio é ineficiente! Vá onde seu cliente está,
frequente os locais que ele frequenta, esteja no restaurante que ele está, no clube
que ele frequenta, nas páginas de internet que ele consulta... Pense como seu cliente!
- E mail marketing nem sempre é o melhor caminho, pois exige alto
investimento e a taxa de conversão está entre 1% e 2% para a maioria dos
produtos (alguns outros chegam até a 20%). Use a estatística e a matemática a seu favor: Se eu investir R$
5.000,00 num serviço de mala direta para 50 mil pessoas e tiver uma taxa de
conversação de 1% para um produto com custo de R$ 10,00, venderei exatamente R$
5.000,00... Aí podemos pensar: Mas minha marca fica conhecida! Nem sempre é
assim: Ações de e-mail marketing devem ser bem planejadas. E-mails muito
frequentes se transformam em SPAM e queimam seu nome no mercado! Faça ações de
e mail marketing no máximo duas vezes por mês! Adquira o serviço de quem tem
expertise no seu PÚBLICO ALVO.
- Terceirizar a força de vendas é
uma ação muito arriscada. O vendedor terceirizado não tem compromisso com sua
empresa nem com seu cliente. Isso só deve ser feito se o seu produto tiver uma
demanda reprimida, ou seja, muita gente procurando um produto em falta no
mercado! Portanto, de maneira geral, salvo algumas raras exceções, Não terceirize sua força de vendas!
- Atenda seu cliente como você gostaria de ser atendido! Não é um
diferencial para se vender mais, pois estatisticamente falando, um cliente
MUITO satisfeito com determinado produto ou serviço comenta isso com, no
máximo, cinco pessoas... Mas o cliente insatisfeito comenta com, no mínimo, 2º pessoas,
fora as ações em redes sociais!
- Esteja presente nas redes
sociais: O cérebro humano faz de tudo para que tenhamos nossa memória recente
preservada... Ele entende que, se estamos vendo determinada marca ou nome
frequentemente, precisaremos disso! Isso é PNL... Mostre sua marca!
- Recentes pesquisas apontaram
que o ser humano grava melhor fatos extremamente marcantes de sua vida, como
momentos extremamente felizes (como o nascimento de um filho, claro se o pai
não estiver embriagado) ou tragédias (acidentes, assaltos, brigas, confusões) e
algumas “escolas” de profissionais de marketing estão associando propagandas de
produtos a ações “FORJADAS” como as famosas “pegadinhas”. Muito cuidado ao
aderir a “modismos” do marketing. Muitas vezes tais ações podem realmente fazer
sua marca ser lembrada, mas de forma negativa! Cuidado com ações muito inovadoras, espere esse novo modelo se
consolidar!
- Seja persistente! Ações de prospecção não costumam dar resultado
imediato, persista na ação para que o cliente descubra seu produto/serviço e se
interesse em conhecê-lo melhor.
- Use a inteligência de vendas a seu favor! Pesquisa deve ser feita
regularmente! Saiba como seu cliente chegou até você, de onde ele veio? Como
conheceu seu produto... Direcione os novos investimentos para as ações que
trazem mais clientes.
- Contrate um consultor! Um consultor especializado em negócios
possui conhecimento em marketing, propaganda, finanças e vendas! Ele pode
determinar as ações mais eficazes para o seu tipo de negócio. O empresário tem
muitas atribuições e muitas tarefas... Nem sempre o empresário tem tempo para viabilizar
e acompanhar um processo de prospecção e resultado de vendas. O trabalho de um
consultor aliado ao acompanhamento de um supervisor ou coordenador de vendas
pode trazer resultados surpreendentes.
A Behaviour Brasil possui os cursos relacionados a vendas e negociação específicos para seu tipo de negócio! Faça-nos uma visita e agende com um consultor!
http://www.behaviourbrasil.com.br/site/index.php/pt/consultoria
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Certo de ter contribuído para o
sucesso dos empreendedores, coloco-me à disposição para quaisquer
esclarecimentos:
Prof. Fábio Anjos
T: 9 7380 7308
2539 4585
Behaviour
Brasil
“Seu
sucesso é o nosso negócio!”
PS: Fábio Anjos, Administrador de
Empresas, Consultor Empresarial, Professor Universitário, Empresário, Especialista
em segurança da informação, gestão de pessoas, crédito, investimentos
financeiros e previdência privada.