terça-feira, 12 de abril de 2016

NÃO ARRUMO EMPREGO! SERÁ QUE EU NÃO TENHO SORTE?

Sabe-se que, durante uma crise, seja ela econômica interna ou externa, política, de confiança ou até mesmo uma instabilidade ocasionada por eventos naturais, a primeira camada a ser afetada é a da empregabilidade. 
No Brasil, estamos vivenciando uma crise recheada de fatores, acabamos de passar por forte estiagem no norte, nordeste e sudeste, fortes chuvas no sul, instabilidade política acrescida de uma séria criose de confiança (que me parece não passar mesmo após o provável impeachment da presidente), queda nas arrecadações, baixa atividade econômica, desequilíbrio no balanço de pagamentos, enfim, estamos no "olho do furacão". Naturalmente, o desemprego cresceria, óbvio!
Agora, precisamos analisar alguns fatores: Muitos setores da economia não estão dando bola para a crise, apesar de apresentarem quedas de performance, como o setor de Beleza e Cuidados Pessoais, Farmácia, Supermercados, Seguros e o de Tecnologia da Informação (http://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/a-area-de-ti-esta-a-salvo-da-crise-economica/)! Isso é fato! 
Mas, como ainda vemos muitos profissionais de TI reclamando de falta de oportunidades e baixos salários?
A resposta é simples: O profissional brasileiro não aprendeu a se enxergar como produto! O profissional brasileiro não investe na sua carreira, não aprendeu a valorizar suas competências!
Isso mesmo! Apesar de parecer um "tapa na cara com luvas de pelica", o profissional brasileiro não adquiriu o hábito de certificar suas competências. Enquanto que, na Europa e na América do Norte, profissionais das áreas financeiras, auditoria e tecnologia da informação fazem questão de buscar certificação para suas competências, o profissional brasileiro acha que o "saber fazer", por si só, é suficiente para colocá-lo na frente dos concorrentes (que sabidamente sabem também como fazer), porém, alguns são mais "sortudos" por terem uma certificação - que nada mais é do que um terceiro atestando para o mercado que fulano de tal possui competências reconhecidas através de alguns critérios. 
Enquanto o brasileiro sofre por não conseguir os melhores cargos nas áreas financeiras e de TI, os gringos certificados nadam de braçada no nosso quintal! 
(Trecho de uma matéria da Revista Exame: “Precisávamos de alguém que dominasse uma tecnologia nova, que ainda não existia no Brasil. Seria praticamente impossível encontrá-lo aqui”, diz Fabio Sá, sócio-diretor da companhia. A Softtek, por sua vez, trouxe ao Brasil o mexicano Sérgio Zolezzi para ocupar o cargo de diretor de qualidade, porque não conseguiu preencher localmente. Vista por alguns com desconfiança, a contratação de estrangeiros é uma saída emergencial para evitar que o país fique atrasado na criação e na oferta de serviços tecnológicos. Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/180/noticias/a-saida-sao-os-estrangeiros)
Sorte? Acho que vou parafrasear Letterman: "Sorte é quando a PREPARAÇÃO encontra a OPORTUNIDADE!
Então, não perca mais essa oportunidade! Depois vai dizer que não tem sorte!

quinta-feira, 24 de março de 2016

EXCELENTE OPORTUNIDADE NA CRISE!



Durante um cenário de crise, temos que agir como se fôssemos uma aeronave de grande porte: Usar mais potência e mais combustível para levantar vôo... Depois que estamos no alto, precisamos aprender a administrar nossos recursos! 
Nos momentos de crise, profissionais mais criativos e visionários buscam diferenciais competitivos para aproveitar as oportunidades que surgem após um cenário de crise. 
O crescimentos dos índices de desemprego e a estagnação econômico provocará uma enorme "dança das cadeiras" (lembram daquela brincadeira de criança?) e quem estiver melhor preparado garantirá seu lugar! 

Faça um curso que te coloque em uma posição de destaque em sua área de atuação! 

Conheça o Portfólio da www.behaviourbrasil.com.br

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

COMO DESCUBRO A QUE SE REFERE O NÚMERO DE UMA NORMA ISO?


Olá!

Vamos mais uma vez falar sobre NORMATIZAÇÃO, mais precisamente sobre a ISO.
è muito comum a gente ouvir falar da ISO "isso ou aquilo", ISO número tal, ou Sistemas de Gestão de .... E acabamos ficando confusos com essa sopa de letrinhas!
Pensando em ajudar a solucionar esse problema, resolvi elaborar uma tabela rápida com as principais Normas ISO para ajudá-los na sua consulta:


 Espero que possa ser um guia de consulta que apoie seu estudo!
Na Behaviour Brasil você encontra treinamentos e soluções em consultoria e auditoria para as principais Normas ISO. Faça-nos uma visita!


Fábio Anjos
Master ISO - PECB