sábado, 12 de março de 2011

Uma possibilidade na educação profissional básica

Educação à Distância:
Uma possibilidade na educação profissional básica


Num momento em que a sociedade contemporânea - sociedade do conhecimento - obriga à reformulação dos conceitos de trabalho e educação, promovendo uma crescente inter-relação entre os dois, a evolução das tecnologias da informação e comunicação possibilitam à educação a distância responder às exigências do mercado. Neste trabalho procurou-se comprovar a hipótese de que a educação a distância é uma estratégia de ampliação das possibilidades de acesso à educação, mais especificamente na educação profissional de nível básico, frente as limitações dos sistemas de ensino presencial. Para tanto, a partir de um embasamento teórico sobre Educação a Distância, Andragogia, Educação Profissional e Avaliação de Projetos, realizou-se um Estudo de Caso, a avaliação de um curso de educação profissional básica na modalidade a distância. Onde utilizou-se a avaliação como geração de conhecimento e fornecimento de subsídios em apoio à tomada de decisão na implementação e aprimoramento do curso. Por meio deste estudo, além de comprovar a hipótese, pode-se perceber a necessidade da criação de uma cultura institucional de avaliação sendo que a avaliação de projetos educacionais é ainda incipiente e caracterizada pela diversidade de abordagens.
Palavras-chave: Educação a Distância, Educação Profissional, Andragogia e Avaliação de projetos...

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