Aliás, a principal dúvida é saber qual a maneira mais eficaz de se liderar uma equipe de profissionais.
Agora, uma coisa deve ser definida de forma bastante clara: Não existe uma maneira de se liderar que seja 100% eficaz! Uma série de fatores devem ser considerados e o contexto da ocasião também não pode ser deixado de lado! Além disso, sempre que formos tomar qualquer decisão relacionada à liderança, devemos nos fazer dua perguntas básicas:
A primeira pergunta é: Não existe nada melhor a ser feito?
A segunda pergunta deve ser: Se alguém agisse dessa forma comigo, como eu me sentiria?
Respondendo as duas perguntas básicas, certamente, as consequências de sua tomada de decisão serão menos traumáticas ou, pelo menos, esperadas.
Se a sua equipe necessita de uma liderança autocrática, entenda o conceito:
"Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro".
Fábio Anjos, Especialista em Segurança da Informação e Continuidade de Negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário