Muitos alunos e profissionais me questionam sobre as diversas maneiras de se liderar uma equipe.
Aliás, a principal dúvida é saber qual a maneira mais eficaz de se liderar uma equipe de profissionais.
Agora, uma coisa deve ser definida de forma bastante clara: Não existe uma maneira de se liderar que seja 100% eficaz! Uma série de fatores devem ser considerados e o contexto da ocasião também não pode ser deixado de lado! Além disso, sempre que formos tomar qualquer decisão relacionada à liderança, devemos nos fazer dua perguntas básicas:
A primeira pergunta é: Não existe nada melhor a ser feito?
A segunda pergunta deve ser: Se alguém agisse dessa forma comigo, como eu me sentiria?
Respondendo as duas perguntas básicas, certamente, as consequências de sua tomada de decisão serão menos traumáticas ou, pelo menos, esperadas.
Agora, se sua equipe, sua organização ou seu contexto exige que você exerça uma liderança mais "liberal", saiba que o conceito deste tipo de liderança é:
No estilo de "Liderança Liberal" há sempre liberdade completa para as decisões em grupo assim como as individuais, com participação mínima do líder;
A participação do líder nos debates sobre assuntos variados inerentes ao grupo é apenas física, fornecendo informações desde que lhe sejam solicitadas.
Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Nestes casos, o líder simplesmente não participa da tomada de decisão, apenas fomenta a discussão ou determina diretrizes, mas a decisão coletiva é a empregada, lembrando que cabe ao líder, nestes casos:
O líder não deve fazer nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.
Cabe ao líder apenas orientar sobre a legalidade (regulatória, normativa, contratual ou legal) da ação a ser tomada.
Professor Fábio Anjos
Especialista em Segurança da Informação e Continuidade de Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário