terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

As relações interpessoais na vida e nas organizações.

Escrever sobre a condição humana não é uma tarefa das mais fáceis, sobretudo no que diz respeito ao universo das relações humanas.
No entanto, ao considerarmos a esfera que norteia as relações, alguns pontos específicos são passiveis de questionamento. Como por exemplo, a dificuldade que é se relacionar com o outro. Nesse sentido podemos questionar alguns pontos específicos:
Por que, na presença do outro, é importante assumirmos uma postura ética?
Por que, na presença do outro, é importante objetividade?
Por que, na presença do outro, é importante o comprometimento?
São essas e outras perguntas que convido o leitor a pensar comigo sobre a importância de entendermos o universo da condição humana.

Diante da imensidão desse oceano, inicialmente convidarei Immanuel Kant com seu texto “Esclarecimento”. Sem analisar propriamente a essência do texto em nível acadêmico, gostaria apenas de considerar a ideia de “Esclarecimento” como ponto de partida para o nosso problema.
Resumidamente o sentido de “Esclarecimento” tem como base a ideia de que o homem estaria em um estado de Menoridade em movimento para a Maioridade pelo processo de Esclarecimento. Teríamos nesse cenário então um homem que estaria em um constante processo de evolução, de Esclarecimento, no qual lhe emanciparia como um sujeito “Adulto”.
Trocando em miúdos e traduzindo para nossa pratica do dia-a-dia, o Esclarecimento, assim poderíamos dizer, poderia ser o aumento das habilidades que cada um de nós carrega em nossa vida pessoal e profissional.
Percebo claramente que diante das grandes dificuldades que nos deparamos ao longo de nossas vidas, o que nos falta como requisito de objetividade e efetividade é a ausência ou a melhoria de habilidades. Habilidades essas que poderíamos tranquilamente desenvolver com posturas especificas. Como o esclarecimento da ideia de Menoridade e Maioridade.
Habilidades pessoais e profissionais são desenvolvidas exatamente no processo de Esclarecimento, ou seja, o constante movimento do nosso estado Menor para um sempre Maior.
Consequentemente, em diversos sentidos, nossa qualidade de vida aumentaria significativamente em todas as esferas que norteiam nossa condição e realidade humana.
Por fim, o convite a se pensar nesses estados peculiares, Menoridade versos Maioridade, já é categoricamente uma emancipação do nosso ser, ou seja, um Esclarecimento. 

Prof. Samuel Sabino, filósofo e Docente na Universidade Anhembi Morumbi.



.                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário